Minicursos
Local: Didática 7
โ23/11/2023: das 18h às 21h - Sala 101
โ24/11/2023: das 16h às 19h - Sala 205
โ
MC1 - Da perícia judicial à delimitação de territórios: o trabalho técnico em Antropologia
Coordenação: Ugo Maia Andrade (PPGA-UFS)
Carga Horária: 06 horas distribuídas em 2 sessões de 3h/aula cada
Público previsto: 30
Justificativa: A demanda por antropólogos para atuarem fora das instituições de ensino e pesquisa – seja compondo o quadro de funcionários efetivos de órgãos da administração pública, empresas privadas, ONGs e OSCIPs; ou elaborando laudos, relatórios e pareceres antropológicos em contextos de perícia, assessoria ou consultoria – cresceu significativamente nos últimos trinta anos, simultaneamente ao próprio crescimento da disciplina no Brasil. Em tal cenário impõem-se novos desafios éticos e metodológicos ao exercício da Antropologia, em especial no que concerne à produção de laudos periciais e de relatórios de identificação e delimitação de territórios tradicionais, sendo necessário incorporá-los à formação, nos níveis de graduação e pós-graduação, dos futuros antropólogos. Deste modo, procura-se aqui escapar de uma visão meramente utilitarista de aplicação do saber antropológico e oferecer um espaço para a aprendizagem crítica daquilo que, no contexto brasileiro da disciplina, convencionou-se chamar de “situação de perícia”.
Local: Didática 7
โ23/11/2023: das 18h às 21h - Sala 201
โ24/11/2023: das 16h às 19h - Sala 201
โ
MC2 - Imagens, Narrativas e Histórias de vida: reflexões teórico-metodológicas e experiências de pesquisa na Sociologia e na Antropologia
Coordenação:
Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia (UFS/PPGA/PPGCINE – Gerts)
Lucas Vieira Santos Silva (UFS/PPGS – Gerts)
Bruno Henrique Souza de Jesus (UFS/PPGS – Labeurc)
Carga Horária: 06 horas distribuídas em 2 sessões de 3h/aula cada
Público previsto: 30
Resumo: Esse minicurso tem por intuito apresentar a discussão teórica que envolve o fazer pesquisas nas ciências sociais e, além disso, demonstrar como alguns métodos e técnicas de pesquisa foram utilizados por alguns pesquisadores ao longo de suas trajetórias acadêmicas. Assim sendo, dividimos o minicurso em duas partes ao longo desses três dias: a) acerca das bases epistemológicas e teóricas necessárias para a produção da pesquisa sociológica; b) demonstração de como trabalhar com história de vida e narrativas a partir de entrevistas e do audiovisual. Nosso interesse é apresentar aos discentes os caminhos que percorremos na construção de nossas pesquisas e algumas possibilidades metodológicas que envolvem o fazer socioantropológico.
โ
1- Primeiro dia. Discussão teórica ๐กช Discussão teórica sobre a prática da pesquisa nas ciências sociais. Nosso intuito é apresentar uma reflexão sobre o processo de conquista, construção e constatação do objeto socioantropológico, a importância da ética na pesquisa e alguns procedimentos necessários no processo de entrada no campo.
โ
2- Segundo dia: Demonstração por parte dos expositores ๐กช Apresentação do uso de entrevista e do audiovisual no trabalho de campo. Demonstração do modo como utilizamos tais ferramentas metodológicas em nossas pesquisas para retratar e discutir as histórias de vida e as narrativas de nossos interlocutores. E, por fim, apresentação de algumas estratégias de pesquisa que auxiliem a pesquisa socioantropológica.
โ
3- Atividade Prática ๐กช Desenvolvimento de uma atividade prática com os inscritos do minicurso.